Flávia Orlando abre novas turmas para suas oficinas de roteiro

Recomendadas por Cláudio Manoel dos Santos, as oficinas de roteiro de Flávia Orlando abrem novas vagas para 2019. São oito turmas de no máximo quatro alunos, ao longo da semana e em horários variados. Há ainda a possibilidade de uma turma à noite, das 19h às 21h, sobre dramaturgia ou documentário.

Flávia acaba de vencer dois editais para documentário em 2018. "Isso mesmo. Escrevam seus filmes. Façam valer sua subjetividade. Precisamos dela mais do que nunca. Exponham-se um pouquinho mais do que o normal", incentiva a roteirista que, para quem não tem experiência, começa do zero.

As oficinas incluem temas como premissa; storyline; personagem e caracterização; incidente incitante; o step-outline proposto por Robert McKee em "Story" - Escrevendo de dentro para fora; cartões e sistema de imagens: seu filme como um conjunto de mashups e remixes das suas escolhas; evento; estrutura; sinopse; argumento; os 22 passos propostos por John Truby em "The Anatomy of Story"; análises de roteiros por Syd Field; anunciação e payoff; estereótipos versus arquétipos; escaleta; a importância da primeira imagem de um filme; o roteiro; formatação.


Os encontros tratam ainda assuntos como cena; diálogo; personagens de documentário; tipos de documentário; análises de documentários (séries e longas) da Netflix; análises de documentários de Petra Costa, João Moreira Salles e Eduardo Coutinho; a ética no documentário; roteiro de documentário; novos cineastas brasileiros: Kleber Mendonça Filho, Adirley Queirós, Affonso Uchôa, Juliana Rojas, Daniel Ribeiro, Esmir Filho, etc., o humor negro dos Irmãos Coen; o realismo social do cinema dos Irmãos Dardenne e o cinema argentino.


Mais informações pelo Facebook e Instagram da roteirista ou pelo telefone 21 99142-3048.


Foto: divulgação