Filme "Joker" é tema de debate do Projeto Sala de Cinema dia 31

"A representação da loucura" é o tema do debate promovido pelo Projeto Sala de Cinema nesta sexta-feira, dia 31, das 15h às 17h, que analisa o filme "Coringa".


"Joker", o novo filme do Coringa que conta a origem do vilão, chegou aos cinemas em outubro do ano passado. O ator Joaquin Phoenix é quem dá vida ao personagem extremamente sombrio, que é apresentado como um jovem comediante constantemente humilhado, sendo, inclusive, agredido nas ruas. Assim, o longa explora a história de um homem que foi isolado e posto à margem da sociedade e, como o próprio estúdio afirmou em um comunicado, não é apenas um estudo de um personagem brutal, mas um conto alarmante.

Título Original: Joker

Diretor: Todd Phillips

País de Origem: Estados Unidos

Ano: 2019

Idioma Original: Inglês

Gênero: Drama


Palestrante convidado: Rogério Barros, professor da UEFS/DCHF, psicanalista membro da EBP/AMP, doutor em Psicologia pela UFRJ.


O Projeto Sala de Cinema objetiva investigar a relação entre o cinema, os processos de subjetivação e as formas de laço social na contemporaneidade. O foco do projeto recai sobre as formas atuais de agenciamento coletivo produzidos pela lógica do consumo por meio de uma cultura massificada e as possibilidades de produção de novos modos de ser, denominadas de subjetividades emergentes a partir de uma relação crítica com a cultura, especialmente com a produção cinematográfica contemporânea.

Os operadores conceituais utilizados são advindos da Psicanálise, Estudos Culturais e Teorias do Cinema. As atividades se desenvolvem a partir dos filmes, em conversações abertas a estudantes, professores e funcionários da UEFS e comunidade externa.


A inscrição para a participação é obrigatória.