Filme de Edgar Pêra com Ney Matogrosso estreia nesta quinta

"Caminhos Magnétykos", filme do diretor português Edgar Pêra, com Ney Matogrosso no elenco, chega ao circuito do Rio de Janeiro e de São Paulo nesta quinta-feira, dia 26. No Rio, a estreia acontece às 19h, no Espaço Itaú de Cinema, com a presença do ator e cantor Ney Matogrosso. Em São Paulo, a sessão será no Espaço Itaú de Cinema, às 18h.

Coprodução Portugal/Brasil, com Dominique Pinon, Ney Matogrosso, Alba Baptista, o filme participou da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2018 e tem distribuição de Esfera Filmes. "Caminhos Magnétykos" é seu 42º filme, vencedor do Prêmio Vortex Sci-Fi & Fantasy Award no Rhode Island International Film Festival 2019.

O realizador se inspirou mais uma vez na obra do escritor Branquinho da Fonseca (1905-1974), em que obra também motivou "Rio Turvo" (2007) e "O Barão" (2011). "Juntei o ambiente de fim de guerra civil ao roteiro da história principal. Não me interessava uma guerra civil baseada nos conceitos de terrorismo que temos hoje, de guerra de religiões, mas antes a coisa mais antiga que se pode conhecer, que é a luta de classes", explica Pêra.

"Filósofo do som-imagem, performer, rebelde nato, modernista eterno, satirista

político extraordinário - um artista que não pode ser definido por meio de

comparações e generalizações fáceis, explicado com símiles simples, engavetado

em um gênero ou numa estética". Foi assim que o catálogo da edição de 2019 do festival de Roterdã descreveu Edgar Pêra, quando lhe dedicou uma retrospectiva com 21 de seus títulos, entre clássicos, novidades e remisturas.

O Espaço Itaú de Cinema do Rio fica na Praia de Botafogo 316. Em São Paulo, o Espaço Itaú de Cinema fica na rua Frei Caneca.