Figuração e abstração são temas de encontros com Franz Manata no Rio

"A Pintura Contemporânea: entre a Figuração e a Abstração" é tema de curso com Franz Manata na Casa do Saber Rio, com visita ao ateliê do pintor e gravador Daniel Senise. Os encontros acontecerão de 27 de janeiro a 03 de fevereiro, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 (3 encontros).


A pintura contemporânea deste século navega por uma abstração permeada de narrativas. Com um vasto conjunto de imagens e com uma linguagem clara e objetiva, o curso ajuda a entender como se deu o movimento pendular entre figuração e abstração na história da humanidade. Ao longo de dois encontros, será realizado um percurso que vai deste a Pré-História até os dias de hoje.


Além das duas aulas na Casa do Saber Rio, será realizada visita ao ateliê do pintor e gravador Daniel Senise.


27 JAN | A CHEGADA DA ABSTRAÇÃO NO NEOLÍTICO

A abstração como uma construção humana.


28 JAN | VISITA AO ATELIÊ DO ARTISTA DANIEL SENISE


03 FEV | ABSTRACIONISMO, MINIMALISMO E A ARTE CONCEITUAL NO MODERNISMO

A pintura nos dias de hoje.


Franz Manata é artista, curador e professor com mestrado em Linguagens Visuais e formação em Economia, Sociologia e Administração Financeira. Foi coordenador de produção, curador assistente e cocurador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Trabalha como consultor de arte para instituições públicas, coleções particulares e corporativas, tais como Grupo Santander Brasil, Furnas Sociocultural, MinC e Funarte. Participa há 20 anos de projetos solo e coletivos no Brasil e no exterior, articulando diversas mídias e áreas do conhecimento.


A Casa do Saber Rio fica no 1º piso do shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101).