Festival de harpas está entre as atrações de abril no CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo traz novidades na programação para o mês de abril. Entre as atrações estão a 18ª Mostra do Filme Livre, o Festival Internacional de Harpas e a estreia da peça O Pirotécnico Zacarias - Murilo Rubião 100 Anos.

Cena do filme "Thinya", que integra a mostra de cinema.

Considerada a maior mostra de cinema brasileiro independente a Mostra do Filme Livre chega a sua 18ª edição com o objetivo de exibir o mais completo painel da atual produção audiovisual independente nacional. Nascida no CCBB em 2002, desde então exibe curtas, médias e longas de todos os gêneros e formatos, promovendo também diversos debates sobre nosso cinema livre. Neste ano a Mostra faz homenagem ao cineasta mineiro Sylvio Lanna e realiza uma oficina de cinema em Super8. De 27 de março a 22 de abril.

"As Pequenas Margaridas", filme de Vera Chytilová.

A mostra retrospectiva "Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco", de 24 de abril a 13 de maio, exibe os principais filmes de sua filmografia, passeando por todos os momentos de sua celebrada carreira. Seus filmes, permeados por humor negro, crítica social e sátiras sobre o regime comunista, deram início ao que se chamou posteriormente de Nouvelle Vague Tcheca. Rebelde, feminista e crítica da sociedade contemporânea, Vera completaria 90 anos neste ano.

Cena de filme que integra a mostra "Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco".

"Flexões Performáticas: Gênero, Número e Grau" acontece dias 13 e 14 de abril, com o objetivo difundir a linguagem da performance por meio de apresentações inéditas de artistas convidados de diversas regiões do País. As apresentações são seguidas de debate e oficina, tendo como fio condutor os temas "Gênero, Número e Grau", uma vez por mês, aos finais de semana. Neste mês, os artistas Alex Hamburguer e Elilson apresentam-se dentro do eixo "Número", abordando questões sobre corpo individual e corpo coletivo, na performance e na vida. No sábado as performances acontecem às 17h e o debate, às 19h. No domingo há uma oficina às 11h.

O Grupo Seiha Brasil de koto, que participa do festival de harpas.

Já o "Festival Internacional de Harpas - IV SPHarpFestival", dias 10 a 12 de abril, às 13h e 18h, é uma série de concertos que há 13 anos reúne expressivos harpistas brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de popularizar a harpa no Brasil. O festival, reconhecido internacionalmente, traz em suas apresentações diversos tipos de harpas com ritmos que vão desde a música antiga até o heavy metal, passando por música japonesa a ritmos latino-americanos. Curadoria: Sergio da Costa e Silva.

Cena da peça "O Pirotécnico Zacarias". Foto: Marcos Malafaia.

No teatro há a estreia de "O Pirotécnico Zacarias - Murilo Rubião 100 Anos", de 19 de abril a 24 de junho. A nova montagem do grupo teatral mineiro Giramundo aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação, integrando imagens reais e imagens pré-gravadas. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de compreensão da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor. Elenco: Companhia Giramundo Teatro de Bonecos e conta com direção de Marcos Malafaia Figueiredo e direção musical de O Grivo.


O CCBB SP fica na rua Álvares Penteado 112, no Centro.


Fotos: divulgação