Expedição "Indizível" explora a exuberância da Serra da Capivara


O fotógrafo Flavio Veloso organiza uma próxima edição da expedição fotográfica "Indizível", entre 02 e 06 de março, que se propõe a percorrer o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, como experiência para workshop.

Localizada no sudeste do Piauí e considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Serra da Capivara é a área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano. Contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo e em seus 737 sítios arqueológicos catalogados estão vestígios datados de 50 mil anos, os mais antigos registros na América.

As frequentes pesquisas no local põem a região no centro das discussões sobre a migração de antepassados e colocam em xeque as teorias aceitas até então (de que o homem não poderia ter chegado aqui antes de 15 mil anos), elevando a região a um dos mais importantes cenários do turismo arqueológico-científico do planeta.

O parque também protege uma parte da vegetação da caatinga onde se pode observar suas diversas variações, desde a caatinga baixa e densa até a caatinga alta. A fauna também é variada, com presença de tatus verdadeiros, tatus bola, tamanduás, jaguaratiricas, jacus, cotias, veados-catingueiros, porcos-do mato, macacos-prego e até onças.

A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions ruiniformes e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas. Por sua importância e singularidade geomorfológica, a região está sendo cotada para receber o título de Geoparque.

Interessados em participar da aventura podem contatar diretamente o fotógrafo Flavio Veloso pelo e-mail info@flavioveloso.com.


Fotos: divulgação