Evento "Italianorio" celebra a cultura italiana até dia 18 no Rio

A cultura italiana estará em festa no Rio de Janeiro até o próximo dia 18, com uma agenda de atividades promovidas pelo Consulado Geral da Itália em parceria com a Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit). O "Itanianorio", como é chamado, oferece uma seleção diversa que inclui exposição cultural, desfile de moda, shows e gastronomia.

A sede do Consulado Geral da Itália, no Centro do Rio, estará aberta ao público e acolherá atividades culturais como, por exemplo, a exposição "A Itália das Regiões: Saberes e Sabores de Veneto, Emilia Romagna, Campania e Sicilia".

A mostra, idealizada pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro e pelo Coletivo Cria, promove uma viagem virtual a partir de fotos e montagens que apresentam curiosidades sobre aspectos da arte e dos artistas clássicos e contemporâneos regionais, do design italiano e do turismo enogastronômico de quatro importantes regiões da da Itália.

A exposição seguirá em cartaz até o dia 18 de junho. Além de conferir o acervo sobre as quatro regiões da Itália, o público também poderá assistir shows e dançar com o DJ Fábio Romano.

Aos afeitos à literatura italiana, nesta segunda e terça-feira, os dias 10 e 11, sempre às 18h30, serão realizadas leituras dramatizadas de obras contemporâneas de escritores italianos. Meio aos intérpretes estão os atores ítalo-brasileiros João Vitti, Emilio Orciollo Netto e Nicola Siri.


Durante o evento, o Terraço Belvedere, localizado no topo do prédio do Consulado-Geral da Itália, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, receberá uma cozinha especialmente montada para o Italianorio pelo restaurante pop-up Coltivi. Ele funcionará nos horários de almoço e jantar e os pratos têm preços entre R$ 15 e R$ 40.


O cardápio especial do evento é inspirado nas quatro regiões italianas e foi desenvolvido pela cozinheira italiana Laura Sperotto, que começou a trabalhar no açougue da família, na Itália, e o transformou em um estabelecimento híbrido entre um açougue clássico e uma rosticceria.


Além do restaurante, haverá também um minimercado italiano, onde o público poderá comprar produtos italianos.


O Consulado Geral da Itália fica na Avenida Presidente Antônio Carlos 40, no Centro.


Fotos: divulgação