"Enquanto a noite não vem" celebra o ano de 2019 do Dez ao Cubo

Atualizado: 28 de Out de 2019


Petrillo

O grupo Dez ao Cubo apresenta a exposição coletiva "Enquanto a noite não vem", com vernissage na próxima terça-feira, dia 29, às 18h, na Galeria Modernistas, em Santa Teresa. Integram a mostra os artistas fundadores do projeto: Fernando Borges, Ilcio Arvellos, Paulo Mendes Faria, Petrillo, Luiz Barba, Maria Cherman, Osvaldo Carvalho - que assina a curadoria -, Rafael Vicente, Ricardo Pimenta e Roberto Tavares.

Osvaldo Carvalho

Paulo Mendes Faria

"Ao relatar um sonho que lhe era particularmente tranquilo, assim presumia, a escritora Clarice Lispector nos fala da subjetividade das coisas aparentemente banais, que nos falam mais do que imaginamos, que buscam passagens em nossa mente para eclodir em nossas realidades.

Rafael Vicente

E depois de um esforço imenso, ela descobre algo peculiar que descreve como um pesadelo: viver dentro de um cubo que desconhecia ser um cubo. Era seu quarto, seu lugar de recolhimento visto como nunca vira antes.

Roberto Tavares

Roberto Tavares

Quando surgiu, o grupo tinha por questão arrojar a forma tanto quanto o conteúdo, buscando reinterpretações oníricas, lúdicas, práticas, filosóficas, estéticas, em suma, desfazendo limites, destituindo autorias, distribuindo alegrias e celebrações.

Petrillo

Os dez artistas fundadores do grupo Dez ao Cubo, em seu quinto ano de atividades, apresentam uma breve ocupação da Galeria Modernistas, em Santa Teresa - mesmo bairro que recebeu a primeira exposição do grupo no Rio de Janeiro -, com a mostra Enquanto a noite não vem. Um encerramento de atividades de 2019, mas já apontando para o que vem em 2020, pois o grupo se mantém coeso e disposto a manter o encontro de amigos, artistas e colaboradores de sempre."


Osvaldo Carvalho


A exposição poderá ser visitada até 16 de novembro. A Galeria Modernistas fica na Rua Paschoal Carlos Magno 39, em Santa Teresa.