Encontro "De Ventura para Ventura" acontece próximo dia 15, no Leblon

A Casa do Saber Rio promove o encontro "De Ventura para Ventura: um bate-papo sobre família, literatura e jornalismo", com Zuenir Ventura e Mauro Ventura, no próximo dia 15 de janeiro, quarta-feira, às 19h30.


Em uma conversa descontraída e repleta de cumplicidade, os dois compartilharão com o público histórias e memórias de toda uma vida. Falarão, entre outros assuntos, sobre parceria, literatura, paternidade e sobre as influências que um exerceu sobre o outro, especialmente no que se refere à profissão que ambos escolheram. Este traço que também os une abre caminho para uma breve análise sobre o futuro do jornalismo.


Mauro Ventura é jornalista e escritor. Trabalhou como repórter, repórter especial, editor e colunista em veículos como Isto É, Jornal do Brasil e O Globo, onde assinou de 2007 a 2018 a coluna Dois Cafés e a Conta. Com a reportagem "Tribunal do Tráfico", venceu os prêmios de jornalismo Esso e Embratel. É autor dos livros O espetáculo mais triste da terra - O incêndio do Gran Circo Norte-Americano (Prêmio Jabuti 2012), e da coletânea de crônicas PorVentura.


Zuenir Ventura, também jornalista e escritor, é colunista do jornal O Globo. Formado em Letras, foi professor por mais de 40 anos na Escola de Comunicação da UFRJ e na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Uerj. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Diário Carioca e Jornal do Brasil, e as revistas O Cruzeiro, Fatos & Fotos, Visão, Veja e IstoÉ.


Fez as entrevistas e o roteiro de Paulinho da Viola - Meu tempo é hoje, documentário dirigido por Izabel Jaguaribe para marcar os 60 anos do cantor e compositor. É ocupante da Cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Autor, entre outros, de Cidade partida (Prêmio Jabuti de 1995); Chico Mendes – Crime e castigo; Crônicas de um fim de século; Inveja – Mal secreto; Minhas histórias dos outros; 1968 – O ano que não terminou; e 1968 – O que fizemos de nós.


A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101, no Shopping Leblon.