Eduardo Kickhöfel ministra curso sobre Leonardo da Vinci no Rio

"Leonardo da Vinci: Arte e Ciência, 500 anos depois" é o tema de encontros promovidos pelo professor Eduardo Kickhöfel, por duas segundas-feiras consecutivas, começando neste dia 02, das 19h30 às 21h30, na Casa do Saber Rio, no Leblon.

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi uma das figuras mais importantes do Renascimento. Nascido em uma época de progressiva dignidade das artes, Da Vinci levou adiante a tradição da pintura florentina iniciada no século XIV por Giotto di Bondone (1267-1337).


Como diversos outros homens de sua época, foi também personagem de corte, arquiteto e engenheiro militar, além de demonstrar forte interesse por anatomia, ótica e outras ciências, exploradas ao longo de quatro décadas de atividades. A partir das obras, o curso mostrará a carreira de Leonardo, apresentando relações entre suas artes e seus estudos sobre ciências naturais.


Eduardo Kickhöfel é professor convidado de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pesquisa a respeito dos estudos de anatomia de Leonardo da Vinci. É graduado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290 loja 101 (Shopping Leblon).