Documentário e exposição estão na agenda da Galeria Patricia Costa

A Galeria Patricia Costa organiza no próximo dia 13, quarta-feira, às 17h, no MNBA, o lançamento do documentário "Luiz Aquila", primeiro volume da série documental dirigida por Malu de Martino. A série, "Tela sobre tinta", tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os principais influenciadores do atual panorama das artes.

"O espectador vai conhecer a natureza e a função da linguagem das Artes Visuais, e suas diferentes manifestações, de acordo com os contextos sociocultural e histórico em que foram produzidas. Ora como professores - como Celeida Tostes, Luiz Aquila e Anna Bella Geiger -, ora como agentes de experimentação em linguagens e estilos pouco explorados - como Athos Bulcão e Farnese de Andrade -, juntos, estes nomes influenciaram grande parte dos que atuam hoje no mercado nacional e internacional. A importância de suas obras é fundamental para a compreensão da Arte Brasileira atual", afirma Malu de Martino.


O evento terá ainda mais uma visita comentada pelo artista, de sua exposição "Luiz Aquila III Milênio - criação em aberto". Na primeira visita, Aquila se aprofundou sobre como foi o processo de montagem da mostra, expondo sua feição de colaboração coletiva. Ele também explica a misteriosa história do "quadro assassino".


O lançamento do documentário "Luiz Aquila" ainda inclui, a partir das 18h, uma mesa-redonda com a participação de Marcus Lontra, Claudia Saldanha, Xico Chaves e Luiz Pizarro, com a mediação da diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Monica Xexéo.


O Museu Nacional de Belas Artes fica na Av. Rio Branco 199, no Centro do Rio.


Donilo: livro e expo


A Galeria Patricia Costa também prorrogou, até o próximo dia 09, em seu espaço expositivo, a individual "Agora e antes", de Luiz Dolino, que celebra o lançamento do livro homônimo sobre novo momento da carreira do artista.

"Legenda", de Luiz Donilo.

De característica enciclopédica, o livro, minuciosa e pacientemente preparado pelo artista, seleciona aspectos de suas obras que dialogam com a recente linguagem sobre que tem trabalhado. A publicação tem ainda a contribuição crítica de Frederico Morais.


A Galeria Patricia Costa fica Av. Atlântica 4.240 loja 226, em Copacabana.