Derrida e Nietzsche são tema em aula de Rafael Haddock-Lobo

O professor Rafael Haddock-Lobo ministra a aula "Derrida e Nietzsche - Por uma filosofia crítica da cultura" nos próximos dias 22 e 29, terças-feiras, semper das 19h30 às 21h30, na Casa do Saber Rio, no Leblon.

Os filósofos Jacques Derrida (1930-2004), franco-argelino, e Friedrich Nietzsche (1844-1900), alemão, possuem diversos pontos de encontro em suas obras. Dois deles são fundamentais para compreendermos não só o pensamento contemporâneo como também a realidade brasileira.

O primeiro está ligado à crítica ao ideal de racionalidade filosófica. Tal crítica permite enxergar nas manifestações culturais, como a arte e a literatura, elementos fundamentais do conhecimento. O segundo toca nos apontamentos que Nietzsche e seu leitor Derrida produziram em relação ao Ocidente – possibilitando uma filosofia pensada a partir de uma cultura brasileira, à luz da crítica colonial. São esses aspectos que o curso apresentará ao longo de dois momentos.


Dia 22: Conhecimento, arte e literatura


Dia 29: Crítica ao europeísmo e à colonialidade


Rafael Haddock-Lobo é professor do Departamento de Filosofia da UFRJ. Pós-doutor pela USP, doutor e mestre em Filosofia pela PUC-Rio e graduado em Filosofia pela UFRJ.


A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101, no Leblon.