Deborah Netto integra exposição coletiva em Helsinki, na Finlândia

A artista plástica Deborah Netto participa da exposição coletiva da Arte Vida Arte, na Ava Galleria, em Helsinki, na Finlândia, com vernissage nesta quinta-feira, dia 03, às 18h. A mostra poderá ser visitada até 12 de outubro.

Detalhe da obra de Deborah Netto













A AVA Galleria, por meio da Associação Arte Vida Arte, mantém um projeto social iniciado em 2004. Trata-se de uma escola de arte que atua visando o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças carentes por meio da arte. Neste projeto, o diálogo entre os países nórdicos e o Brasil é aprofundado, misturando arte e atividades socioeducativas, em que os artistas nórdicos realizam workshops artísticos com as crianças do projeto, mostrando que é possível uma união entre diferentes povos, em benefício do desenvolvimento daqueles que mais precisam.


O projeto foi interrompido em 2014 por falta de subsídios e retorna em 2019, 15 anos depois de ser inaugurado. Agora acontecendo na Cidade das Artes. Esse projeto tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento artístico de crianças entre 4 e 13 anos por meio da educação pela arte. No projeto, as crianças têm contato com o fazer artístico, tendo assim a oportunidade de descobrir e aperfeiçoar suas aptidões relacionadas ao mundo da arte, assim como participar de atividades complementares à sua educação formal, com a assistência oferecida pelos diferentes profissionais que trabalham no projeto, dirigida atualmente pela artista plástica, psicóloga e arte-educadora Glória Chan.


As atividades irão acontecer em um sábado por mês na Cidade das Artes, das 15h às 18h, com aproximadamente 20 crianças entre 4 e 13 anos, sendo ministrado não somente por Glória Chan, como também pela psicóloga Carmen Thompson e por artistas plásticos ligados ao projeto.


Esta exposição está comprometida com a divulgação do projeto, com obras à venda para manter o Arte Vida Arte. A mostra reúne os artistas convidados Alzira Chaloub, Ana Paula Lopes, Adilson Barbosa, Cuscua, Carmen Thompson, Deborah Netto, Dan Laucas, Favoretto, Gabriel Matheus, Goretti Gomide, Ju Barros e Regiane Martinez Joseph Figorelle, J. Vasconcellos e Jantus (AR). Serão expostas obras do acervo para venda com lance dado pelo cliente, uma ação para arrecadação de verbas para a manutenção do projeto Arte Vida Arte.


A AVA Galleria fica na Pohjoinen Rautatiekatu, 17 B 8, em Helsinki, na Finlândia.