Deborah Engel cria série inédita "Quero que sejas" para o Arte+Care

Dando continuidade ao ciclo #4 do programa Arte+Care, a Portas Vilaseca Galeria apresenta novos trabalhos de Deborah Engel. Diante do atual contexto social-espacial-temporal, a artista toma emprestado do filósofo Santo Agostinho a expressão "Volu ut sis" para nomear sua nova série, "Quero que sejas". A partir de colagens fotográficas de fragmentos de textos filosóficos, Engel desenha labirintos poéticos que versam sobre a nossa condição social, o isolamento, o retirar-se da sociedade com o intuito de repensar nosso papel, levando em conta a singularidade (no âmbito da vida privada) e a igualdade (no âmbito coletivo).


Esse embate, pensado desde os gregos, abre espaço para uma reflexão mais profunda, sobre a condição humana e de que maneira lidamos com nosso pensamento, com o nosso corpo e o nosso entorno, seja este no meio social ou na natureza, seja no da importância de exercermos a razão de forma plural.

Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quarta etapa do programa Arte+Care, a iniciativa apoia o projeto "Lanchonete <> Lanchonete", um trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas, que se desenvolve no território ancestral conhecido como Pequena África, na região central da cidade do Rio de Janeiro. O projeto funciona como uma cooperativa / escola de saberes / cozinha comunitária e política.

Fale conosco