Cultura negra amapaense se apresenta na Caixa Cultural do Rio

A Caixa Cultural do Rio apresenta, de 14 a 17 de novembro, a ocupação artística Preces, Louvores e Batuques do Quilombo Curiaú, com diversos artistas amapaenses. Durante esses dias, o público vai conferir shows musicais que lançam mão da sonoridade ancestral do Batuque e do Marabaixo, manifestações do povo negro que se consolidaram como expressão artística do Estado do Amapá.


Além dos shows, a rica programação tem ainda vivências sonoras sobre o Batuque e o Marabaixo do Quilombo Curiaú, uma oficina de construções de instrumentos com material reciclado, e uma exposição fotográfica com registros coletados ao longo dos últimos cinco anos em festas religiosas e profanas embaladas pelo Batuque e o Marabaixo.

Raízes do Bolão. Foto: Rudja Catrine

A programação da ocupação musical tem quatro dias de apresentações, dentre as quais a do Grupo Raízes do Bolão e a da Banda Afro Brasil, coletivos compostos por artistas quilombolas vindos do Amapá, que vão apresentar ao público um pouco da cultura negra de seus estados.


A cantora Brenda Melo e o cantor Paulo Bastos também vão subir ao palco, cada um em um dia, com seus repertórios repletos de canções autorais, mesclando os ritmos do Batuque e do Marabaixo reverberando respeito à ancestralidade e ecoando a brasilidade das manifestações musicais produzidas no extremo norte do País.


As atividades extras - vivências e oficina - são gratuitas, das 11h às 13h, com limite de vagas. Para participar os interessados devem se inscrever por e-mail.

AfroBrasil. Foto: Rudja Catrine

Programação:


Quinta-feira, 14/11 - Afro Brasil - 19 horas


Sexta-feira: 15/11 Paulo Bastos – 19 horas


Sábado: 16/11 Brenda Melo – 19 horas


Domingo, 17/11 Raízes do Bolão - 18 horas

- Oficina de Construção de Instrumentos

Sexta-feira, 15/11 – das 11h às 13h

Espaço Gente Arteira

- Vivências

Classificação indicativa: livre

Carga horária: 02 horas

Número de vagas: 20 vagas


Sábado, 16/11 - de 11h às 13h - Teatro de Arena

Percursos Sonoro-Coreográficos acerca da Batuque do Cariaú


Domingo, 17/ 11 - de de 11h às 13h - Teatro de Arena

Percursos Sonoro-Coreográficos sobre o Marabaixo do Cariaú


Exposição Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú

De quinta-feira a domingo (14 a 17/11) – das 10h às 21h.

Sala Margot


A Caixa Cultural Rio de Janeiro fica na Av. Almirante Barroso 25, no Centro.