Complex Skatepark recebe exposição de Marlene Reinaldo

"Para além do futuro", individual da fotógrafa e artista visual Marlene Reinaldo, tem vernissage nesta quinta-feira, dia 30, às 19h, no espaço Complex Skatepark. Para o desenvolvimento do trabalho, Marlene buscou na afirmação do cientista e escritor Carl Segan – "O número de estrelas no universo é maior do que todos os grãos de areia em todas as praias do planeta Terra" - , o conceito para produção das fotografias.


Marlene uniu elementos orgânicos, luz e água, e produziu imagens macro que reproduzem uma viagem pelo espaço sideral com todas as suas belezas e mistérios, até a chegada ao terreno arenoso de Marte. O novo habitat humano é reproduzido por fotografias de dejetos naturais devolvidos pelo mar na areia da praia da Daniela, em Florianópolis (SC).


A série "Para além do futuro" foi inspirada no aforismo 56, "O eterno retorno", de Friedrich Nietzsche, em que o filósofo aborda os ciclos da vida acontecendo em uma forma eterna de repetições, lançando uma reflexão sobre a busca dos seres humanos de colonização de novos planetas.


O trabalho foi desenvolvido em 2017 durante o curso "Reflexão Crítica em Fotografia", na EFA, e teve a orientação dos fotógrafos e artistas visuais Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna. Marlene Reinaldo estreou a exposição "Para além do futuro" no espaço cultural Café Cantine, na cidade de Gençay, na França, em junho de 2018.


Marlene Reinaldo é fotógrafa, artista visual, produtora cultural e coordenadora da GEAPF - Galeria Espaço André Paulo Franck, no Clube de Cultura, em Porto Alegre. Formada em pedagogia pela UFRGS e em fotografia pela ESPM-SUL, vem realizando exposições individuais e participando de exposições coletivas no Brasil desde 2009. Seu trabalho foi apresentado na França em 2018, na exposição coletiva "Meu Brasil", realizada na Galerie Space, na Bastille, em Paris, e no mês de junho do mesmo ano, lançou a exposição "Para além do futuro", no espaço cultural Café Cantine, em Gençay (FR).


Em 2019 participou das exposições coletivas Street Expo Photo, em Porto Alegre, e de duas edições da mostra "Meu Brasil", no espaço cultural Cloître des Billettes, em Paris. Além disso, a série "Para além do futuro" foi selecionada no 4º Concurso de Fotografias da AAMARGS para compor a programação do Bistrô do MARGS. Suas obras são comercializadas no Brasil e França


A exposição poderá ser visitada até 4 de março. O Complex Skatepark fica na Av. Protásio Alves 3.839, em Três Figueiras, Porto Alegre.