Coletivo PuntaSeca promove atelier no Point Éphémère, em Paris

O coletivo PuntaSeca, formado pelas artistas plásticas colombianas Yihomara Pallares e Paola Mendoza, promove um atelier de serigrafia nesta quinta-feira, dia 28, às 20h, no Centre Paris Anim Nouvelles Athènes; e no próximo sábado, dia 30, a partir das 15h, durante o Festival Créart'up, que acontece no Point Éphémère, em Paris.

Durante o festival, o PuntaSeca irá desenvolver o projeto "Cartographie de la rue Faubourg Saint-Denis", que apresenta uma série de imagens que traduzem o trabalho colaborativo realizado com os comerciantes que ocupam a rue Faubourg Saint-Denis, de acordo com as percepções e visões do cotidiano dessas pessoas que moram e trabalham na região.

A ação é alinhada à atuação do PuntaSeca, que se baseia sobre a reflexão em relação à rua como espaço político, de práticas de troca e os estilos de vida que povoam a via pública.

Por isso mesmo, o coletivo figurou entre as atrações da última edição da "Nuit Blanche", em Paris, em outubro do ano passado, com o projeto "Sérigraphie Ambulante", em que, com um pequeno atelier montado sobre uma bicicleta, as duas artistas levaram a oportunidade de experimentação ao público em diferentes pontos da cidade.

Paola e Yihomara cresceram em Bogotá, uma cidade onde a montanha serve de bússola. Chegando a Paris, para se orientarem, procuravam a montanha. E se perguntavam: como os parisienses encontram seu caminho?

Sob essa motivação, a dupla se reunirá com o público no Centre Paris Anim Nouvelle Athènes, com os habitantes do 10º arrondissement para desenhar o seu bairro. Por meio do dispositivo serigrafia itinerante, todos poderão guardar suas produções como lembrança.


O Centre Paris Anim Nouvelle Athènes fica no 14-18 rue de la Tour des Dames, 75009. Já o endereço do Point Éphémère é 200 quai de Valmy, 75010.


Fotos: Mako Nucamendi et Cayetana Zamudiot