Circuito "Dominó" promove eventos em museus e galerias do Rio

A terceira edição do "Dominó", circuito que reúne galerias e museus da região da Glória, Flamengo e Catete, acontece no próximo sábado, dia 24. Como na brincadeira em que uma fila de peças de dominó é formada à medida que uma vai derrubando a outra, a ideia é percorrer diferentes espaços dedicados às artes visuais em sequência, experimentando diferentes vivências artísticas.

Jaime Lauriano (Galeria Aymoré)

A Galeria Aymoré, na Glória, que está exibindo obras dos finalistas do Prêmio Pipa, preparou para o dia atividades educativas, o "Criando na Galeria". Serão 4 atividades, voltadas para cada um dos 4 artistas, que acontecerão das 14 às 18h, começando pelos trabalhos de Guerreiro do Divino Amor e Jaime Laureano e terminando com Berna Reale e Cabelo. Serão realizadas colagens, oficinas e contação de história, livres para todas as idades, explorando a criação de significados individuais e coletivos a partir das obras de arte.

Guerreiro do Divino Amor (Galeria Aymoré)

Também na Glória, a Galeria Oriente vai promover uma visita guiada, às 14h, à exposição "Amavisse", do fotógrafo Rodrigo Pinheiro, vencedor do prêmio de Melhor Portfolio Fotorio 2018. Na mostra, objetos e corpos realizam simbolicamente um ritual de passagem entre o estado de amor e o estado de esquecimento. A curadoria é do fotógrafo e artista visual Leonardo Ramadinha e a exposição é em uma parceria com o artista Mattheus Mota.

Cabelo (Galeria Aymoré)

Indo para o Catete, o Museu da República terá três atrações em cartaz: IV feira de impressos "A Casa no Museu", uma feira democrática e inclusiva de jovens artistas e editoras que trabalham com impressos em suas diferentes formas, com ênfase na fotografia, impressões e fotolivros; Concurso Fotográfico "A Casa", uma projeção fotográfica realizada pela Casa no Museu da República com os 20 trabalhos selecionados com o tema "Silêncio".

Berna Reale (Galeria Aymoré)

O Museu da República apresenta ainda a exposição fotográfica "Retratos Sonoros", com curadoria de Greice Rosa & Marco Antonio Portela, uma mostra fotográfica dentro do coreto dos jardins do Museu com oito artistas retratando personagens da música brasileira em suas múltiplas possibilidades.

Jaime Lauriano

Na Galeria do Lago, também no Museu, acontecerá às 15h uma conversa com o artista Pedro Meyer, a curadora Isabel Portella e a historiadora Beatriz Kushnir sobre a exposição "Cidade Perdida".

Guerreiro do Divino Amor

No Aterro do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro terá entrada gratuita, das 11h às 18h, e o público poderá ver seis exposições nos três andares do prédio: no foyer, o público poderá ver a exposição em homenagem a Reynaldo Roels Jr. (1951-2009), com curadoria de Fernando Cocchiarale, que reúne obras de 15 artistas que Reynaldo admirava e com quem mantinha contato permanente.

Cabelo

No segundo andar, estão a instalação inédita "... às contas", criada especificamente para o espaço do Museu pela artista Sonia Andrade, com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, e as exposições "Alegria – A Natureza-Morta nas Coleções MAM Rio", "Constelações – O retrato nas coleções MAM" e "Horizontes – A paisagem nas coleções MAM", com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, e obras do vasto acervo de mais de 16 mil obras do Museu, que compõem uma trilogia de mostras sobre os gêneros da pintura clássica: Retrato, Paisagem e Natureza-Morta.

Berna Reale

No terceiro andar, em "Alucinações à beira mar", um panorama da produção artística das últimas décadas a partir de uma seleção de obras das três coleções do MAM Rio: Gilberto Chateaubriand, Joaquim Paiva e a do próprio Museu.


Já o Oi Futuro, no Flamengo, apresenta três exposições: a coletiva "ArtSonica Residência Artística", que revela o processo criativo de nove projetos que unem arte contemporânea e inovação; a exposição "Somos Somas", do poeta e jornalista Paulo Sabino, dentro do Programa Poesia Visual e Digital; e a instalação do artista Daniel Feingold, nas janelas frontais do centro cultural.


Fotos: Jaime Acioli