Cinema norueguês estará em cartaz no CCBB São Paulo até dia 17

O CCBB SP apresenta até a próxima segunda-feira, dia 17, a 2ª Mostra de Cinema Norueguês - iniciativa da Embaixada da Noruega em Brasília e do Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro - que traz para as telas do CCBB a produção cinematográfica norueguesa da atualidade. São dramas, comédias, documentários e filmes de aventura destinados aos públicos adulto e jovem.

O filme "Skam", um dos destaques da mostra.

Dentre muitas produções bem-conceituadas, o destaque dessa edição fica por conta da exibição inédita, no Brasil, de episódios da terceira temporada da websérie "Skam", mundialmente aclamada pelo público, e que será exibida em quatro episódios em uma narrativa única. A trama retrata o cotidiano de adolescentes noruegueses que lidam com diversas questões relacionadas à religião, ansiedade social e homossexualidade. Além da série, serão apresentados documentários e filmes para todas as idades.

Cena do filme "Eu sou sua".

Outro destaque do evento fica por conta do longa "Eu sou sua", da diretora norueguesa de origem paquistanesa Iram Haq que também dirigiu o filme "What will people say", indicado ao Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro.

"A revolta de Kautokeino", em cartaz no CCBB-SP.

A Cônsul-Geral da Noruega no Rio de Janeiro Sissel Hodne Steen afirma que a indústria cinematográfica norueguesa tem crescido e que os filmes noruegueses, assim como diretores e produtores, estão sendo reconhecidos no cenário internacional, entretanto, explica que no Brasil a divulgação do cinema norueguês está em fase de crescimento.

"O goleiro do Liverpool" também participa da mostra.

"É importante promover o cinema norueguês no Brasil para mostrar o que a Noruega produz de bom além do bacalhau! Temos observado que pouco se comenta ou promove acerca do cinema norueguês no País, e por isso acreditamos haver espaço para criação de interesse e difusão de conhecimento. É uma oportunidade de disseminar a riqueza de nossa cultura, diversidade, e estilo de vida", ressalta.


Sissel explica que os títulos escolhidos para a mostra no Brasil vão de clássicos a lançamentos, e retratam a abrangência do cinema norueguês, listados como os melhores filmes do país.


"Os filmes e documentários que serão exibidos foram lançados entre 2009 e 2014, exceto "Pathfinder" que é de 1989, e oferecem ao público brasileiro a oportunidade de conhecer mais a respeito da cultura e da sociedade norueguesas", destaca.


Entrada Franca, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes do início da sessão.


O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na Rua Álvares Penteado 112, no Centro.


Fotos: divulgação