Cinema e psicanálise são tema de encontros com Patricia Serfaty

Patricia Serfaty promove a discussão "Repensando o Cinema com a Psicanálise: Ingmar Bergman, Woody Allen e Lars Von Trier", de 17 a 31 de janeiro, sempre às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Casa do Saber Rio, no Leblon.


Os filmes selecionados para esse curso têm em comum o uso da lente cinematográfica para propor uma releitura do olhar, quase sempre viciado em repetir o próprio ponto de vista. Ao longo de três encontros, serão apresentados, a partir dos filmes, ângulos inesperados para o tratamento de questões humanas e classicamente psicanalíticas, como a psicopatia, o narcisismo e a transgeracionalidade.


*Recomenda-se aos inscritos que assistam previamente aos filmes que serão trabalhadas nos encontros.


AULAS

17 JAN | A PERVERSÃO NARCÍSICA E A TRANSGERACIONALIDADE EM SONATA DE OUTONO (1978), DE INGMAR BERGMAN


Bergman nos apresenta o tema da transgeracionalidade e da perversão narcísica no filme, abordando uma mãe narcisista e os danos emocionais irreversíveis causados a suas duas filhas, Eva e Elena. A película propõe uma reflexão sobre o limite do perdão.


24 JAN | BLUE JASMINE (2013), DE WOODY ALLEN


Serão abordados os conflitos existenciais do ser humano e sua dificuldade em encontrar satisfação e significado para a própria existência. As atitudes impulsivas de Jasmine e a ausência de maturidade emocional para lidar com as consequências das próprias escolhas levam a personagem à fuga e ao escapismo para não assumir responsabilidade por si mesma.


31 JAN | A PSICOPATIA EM A CASA QUE JACK CONSTRUIU (2018), DE LARS VON TRIER


Lars von Trier passeia pelo universo da perversão em muitas de suas obras. Partindo da análise do filme, será abordada a gênese de um psicopata e as possíveis influências ambientais que podem gerar um assassino, assim como as predisposições que permeiam sua constituição individual.


Patricia Serfaty é psicanalista, mestranda em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, mestre e graduada em Administração pela UFF, com foco no tema Psicanálise e Liderança, MBA em Gestão de Pessoas e Educação Emocional Corporativa pela Universidade Estácio de Sá, e formada em Psicanálise pelo Círculo Brasileiro de Psicanálise do Rio de Janeiro (CBP-RJ). Foi professora da Universidade Estácio de Sá. É autora do livro Alfabetização Emocional: o segredo para a construção de relacionamentos.


A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101, no Leblon.