Chavismo e a Revolução Francesa em debate da Casa do Saber Rio

A Casa do Saber Rio fomenta discussões históricas e políticas neste mês de fevereiro, trazendo à luz questões da Revolução Francesa e sobre o Chavismo na Venezuela. Quem tiver interesse em ambos os temas, recebe desconto de 50% na inscrição no segundo curso.

"Venezuela após 20 anos de Chavismo: da esperança do colapso", acontecerá nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro, das 19h30 às 21h30. O curso é ministrado por Paulo Velasco, professor do Departamento de Relações Internacionais da Uerj e doutor em Relações Internacionais pelo Iesp/Uerj.


Os encontros se propõem a apresentar a evolução da Venezuela ao longo dos últimos 20 anos, desde a ascensão de Hugo Chávez ao poder em 1999 até a grave crise atual no governo Maduro. Serão abordadas as origens do projeto de Chávez, suas principais diretrizes e propostas, bem como os desafios enfrentados ao longo do tempo, tanto considerando variáveis domésticas quanto internacionais.


Já "A Revolução Francesa 230 anos depois: o balanço de um legado", que acontece nos dias de 13, 20 e 27, também das 19h30 às 21h30, será ministrado por Darlan Montenegro, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).


Em 2019, completam-se 230 anos do começo da Revolução Francesa. Iniciado com o abandono dos Estados-Gerais, por parte do Terceiro Estado, e a formação da Assembléia-Nacional, o movimento revolucionário ganharia o seu marco simbólico com a Tomada da Bastilha. A Bastilha funcionava como uma prisão para membros das camadas abastadas e letrados contrários ao governo, além de constituir um dos principais símbolos do absolutismo monárquico.


Considerando o dia 14 de julho de 1789 como uma referência histórica que nos remete a valores e políticas importantes, este curso apresentará os antecedentes do movimento revolucionário e as rupturas por ele desencadeadas, que viriam a constituir um legado determinante no que diz respeito às instituições, aos direitos e à própria concepção de humanidade para o mundo contemporâneo.


A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290, no Leblon (Shopping Leblon, loja 101).


Foto: divulgação