CCBB tem programação especial gratuita no aniversário de São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo oferece atividades especias gratuitas no fim de semana do aniversário de São Paulo, dias 25 e 26 de janeiro, sábado e domingo. A programação inclui o último fim de semana de visitação da exposição Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines] e terá também um passeio a pé guiado pelo Centro Histórico da cidade.


Exposição (entrada gratuita)

Último fim de semana

Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]

Data: 25 e 26 de janeiro

Sábado e Domingo, das 09h às 21h

Classificação indicativa: livre

A exposição, especialmente concebida para o CCBB, apresenta cerca de 70 obras realizadas no início da carreira da artista (1994) até trabalhos inéditos. Inclui ainda uma instalação site specific (Além da Memória, na rotunda do CCBB), em diálogo com a arquitetura monumental e histórica do edifício. A obra de Shiota existe a partir de seu percurso e de sua existência, o que lhe atribui uma essência autobiográfica. Muito de sua produção, como as instalações, é efêmero, assim como é transitório o próprio ciclo da vida. A curadoria é de Tereza de Arruda e a exposição fica em cartaz até 27 de janeiro (segunda).


Visitação com hora agendada. Opção de agendamento pelo site ou app Eventim ou emissão de ingresso gratuito na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.


Música (grátis e aberto ao público)

Programação especial no aniversário de São Paulo

Domingos Musicais no CCBB

26 de janeiro – Show Mustache e os Apaches

Domingo, 16h30, na frente do CCBB

Classificação indicativa: livre

Série de apresentações musicais gratuitas, em palco móvel, com intuito de promover bandas paulistanas de diversas formações, estilos e gêneros. A programação reúne oito grupos musicais distintos que se apresentam na frente do CCBB aos domingos até 1º de março de 2020.


Cinema (todas as sessões são gratuitas nos dias 25 e 26 de janeiro)

Lumière Cineasta

Local: Sala de Cinema do CCBB São Paulo

A mostra "Lumière Cineasta" apresenta um recorte de mais de cem curtas-metragens produzidos pela Societé Lumière entre 1895 e 1905. Divididos em sessões temáticas, os filmes serão apresentados junto a curtas, médias ou longas-metragens realizados por outros cineastas, como Jean Renoir, Jacques Tati, Harun Farocki, Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, entre muitos outros. Esta mostra de caráter comparativo busca iluminar os principais aspectos da obra dos irmãos Lumière e repensar a história do cinema de maneira transversal, explorando continuidades entre a produção lumièriana e filmes de diversas épocas. A mostra tem ainda m curso com duração de quatro aulas relacionando a produção dos Lumière a diversos temas.


Programação:


Sábado – 25 de janeiro

16h EM CONSTRUÇÃO [Duração: 109']

Seleção de 13 Vistas Lumière, 13' + Miséria em Borinage (Misère au Borinage), de Henri Storck e Joris Ivens, Bélgica, 1933, p&b, 33', digital e Em comparação (Zum Vergleich), de Harun Farocki, Alemanha, 2009, cor, 60', digital

18h30 DO POLO AO EQUADOR - EXIBIÇÃO ÚNICA [Duração: 118']

Vistas Lumière, 20' + Do polo ao Equador (Dal polo all'Equatore), de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, Itália, 1986, cor, 98', 16 mm


Domingo – 26 de janeiro

16h OPERÁRIOS, CAMPONESES [Duração: 115']

Seleção de 10 Vistas Lumière, 10' + Cedo demais, tarde demais (Trop tôt, trop tard), de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet, França/Egito, 1982, cor, 105', digital

18h10 A VIDA EM ATO [ Duração: 98']

Seleção de 12 Vistas Lumière, 12' + O movimento das coisas, de Manuela Serra, Portugal, 1985, cor, 88', digital


Classificação Indicativa de acordo com o filme


Programa Educativo (grátis)

Programação especial no aniversário de São Paulo

Lugar de Criação Especial - Aniversário de São Paulo - Trocação de Histórias - Derivas da Memória

25 de janeiro (sábado) - às 10h, às 12h e às 14h

26 de janeiro (domingo) - às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h

Local: rotunda e ambiente externo

Para esta edição do Derivas da Memória, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para uma conversa sobre a história do centro de São Paulo desde o período colonial até o apogeu do café no Estado.


Passeio a pé no Centro Histórico (grátis)

Programação especial no aniversário de São Paulo

Data: 25 de janeiro

Sábado, às 11h e às 15h

Inscrições a partir de 1 hora antes do início do passeio

No aniversário de São Paulo, o CCBB promove um passeio a pé pelo Centro Histórico da cidade de São Paulo com guia de turismo. O ponto de encontro é no CCBB e no trajeto estão cartões postais como a Praça da Sé, Largo São Bento e o Pátio do Colégio. Na volta, os participantes podem conhecer o prédio do CCBB e aproveitar sua programação gratuita.


O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na Rua Álvares Penteado 112, no Centro Histórico, Triângulo SP.