CCBB-SP tem programação especial de férias para o mês de janeiro

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta uma programação especial de férias durante o mês de janeiro, com muitas atrações gratuitas.

Cena da animação "Sinfonia".

A mostra "Cineklap – Dinamarca em Foco", de 09 a 21 de janeiro, reúne uma seleção de 16 filmes longas da atualidade, entre documentários e de ficção, que tratam de temas diversos como arte, urbanismo, cultura e política. O cinema produzido na Dinamarca segue um modelo inovador, que tem como diferencial uma cadeia produtiva totalmente sustentável. Além das sessões de cinema, haverá também um painel Dinamarca em foco: Arte, Cultura, Urbanismo, Política dentro de uma perspectiva internacionalista de equidade e diversidade no audiovisual dinamarquês.

O filme "Campo Minado" está entre as atrações da mostra Cineklap.

Já a mostra "Brasileirinhos" de Cinema para Crianças, de 23 de janeiro a 04 de fevereiro, resgata clássicos e apresenta novidades do cinema infantil nacional, com programas de curtas, médias e longas. Haverá oficinas de teatro de sombras e crítica de cinema, além de outras atividades educativas, como trilha sonora ao vivo, sessões com recreação e teatro de bonecos inspirado no cinema mudo.

A mostra "Brasileirinhos" reapresenta as aventuras da pequena "Tainá".

A exposição "50 Anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual", que pode ser visitada até 14 de janeiro, tem cerca de 90 obras, de 30 artistas entre brasileiros e estrangeiros, que tem como ponto inicial a realidade e sua representação por meio da pintura, da escultura e da realidade virtual nos últimos 50 anos. A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade na arte contemporânea nunca foi tratado partindo do fotorrealismo, sendo este aprimorado no hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura da realidade virtual. Curadoria de Tereza de Arruda.

"Crystal Palace Reconstruction", obra de Ben Johnson.

O evento "Flexões Performáticas: Gênero, Número e Grau", dias 19 e 20, tem por objetivo difundir a linguagem da performance por meio de apresentações inéditas de artistas convidados de diversas regiões do País. As apresentações são seguidas de debate e oficina, tendo como fio condutor os temas "Gênero, Número e Grau". Neste mês, Sara/Elton Panamby e Pedro Galiza apresentam-se dentro do tema Grau, abordando a concepção de intensidade dentro da linguagem da performance nas artes visuais.

A cantora Negra Li. Foto: Mauricio Nahas.

Com o intuito de aproximar os movimentos artísticos culturais oriundos da periferia com o centro histórico de São Paulo, a série musical entra em janeiro com apresentações de músicos e artistas atuantes na cena do rap e hip hop, movimento que, desde a década de 1980, vem rompendo as barreiras e os preconceitos, ampliando o seu alcance para além das áreas periféricas das grandes cidades. As apresentações acontecem de 23 a 26 de janeiro.

Atividades do "CCBB Educativo".

O Programa "CCBB Educativo  - Arte e Educação", de 02 a 31 de janeiro, desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.


A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.


Até 14 de janeiro de 2019 as atividades do Programa CCBB Educativo dialogam com a exposição "50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual".


O "Espaço de Convivência" convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Cena do musical "Carmen, a grande pequena notável".

O espetáculo musical "Carmen, a grande pequena notável", de 12 a 26 de janeiro, conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo. Elenco: Amanda Acosta, Daniela Cury, Fabiano Augusto, Luciana Ramanzini, Maria Bia e Samuel de Assis. Músicos: Betinho Sodré, Maurício Maas, Marco França e Monique Salustiano. Direção Musical: Ricardo Severo. Direção: Kleber Montanheiro.


O CCBB-SP fica na rua Álvares Penteado 112, no Centro.


Fotos: divulgação


Fale conosco