Carlos Eduardo Leal lança seu livro "Espelho Partido" nesta sexta-feira

O livro "Espelho Partido", do psicanalista Carlos Eduardo Leal, tem lançamento nesta sexta-feira, dia 10, às 19h, na livraria Blooks, do Reserva Cultural de Niterói. O romance é publicado pela editora In Media Res.

Além de psicanalista, Carlos Eduardo Leal é escritor, artista plástico e professor universitário. É autor de artigos de psicanálise sobre a obra de Clarice Lispector, e dos livros Fragmenta (poesia), A sede da mulher e de um homem (poesia), O Nó Górdio (Romance), A Última Palavra, (Romance), O Céu da Amarelinha (Romance), Ensaio sobre o Gênesis, (Ensaio/quase-romance).


Espelho Partido é um romance denso, escrito com a tarimba de um psicanalista experiente e a destreza de um bom escritor. Fala de angústia, solidão, de consciência/inconsciência. Fala também de pureza e dos recursos de que as pessoas lançam mão para lidar com suas obsessões. O tema, com toda sua intensidade, flui e nos toca de uma forma comovente e humana.


No livro, Til e Tátil são gêmeos bivitelinos, filhos de um restaurador de imagens sacras e de uma dona de casa submissa e beata. Criados na pacata cidade de Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, a vida não oferece muito aos filhos além do ambiente familiar e religioso. Aos pais, além da mesmice, há o sexo. Por vezes natural, por vezes imposto, o sexo entre os dois margeia a agressividade e se faz ouvir pela casa. Forçado a um voyeurismo involuntário, Til fará de tudo para impedir que a irmã presencie as mesmas cenas de erotismo e de constrangimento, até que se verá tentado a repetir com ela o que vê.

Terão início então todas as batalhas internas que Til travará entre o certo e o errado, o amor incestuoso e a perda da irmã, a fé e a descrença, que se transformarão em obsessão e sofrimento extremo a acompanhá-lo por toda sua vida.


A livraria Blooks fica no Reserva Cultural de Niterói (Av. Visconde de Rio Branco 880, São Domingos).


Foto: divulgação