Carlos Carvalho lança "A Curvatura do Olhar" no Clube de Cultura POA

O fotógrafo Carlos Carvalho lança o livro "A Curvatura do Olhar", neste domingo, dia 15, às 16h, no Clube de Cultura de Porto Alegre. O livro traz imagens dos povos ribeirinhos e seringueiros da Amazônia, capturadas entre 1992 e 2004. A obra apresenta ainda um pequeno recorte da região, enfatizando o papel daquelas pessoas que moram na floresta e vivem dela.

Pessoas que ajudaram a criar a maior parte dos conceitos científicos, que ensinam o que é uma floresta tropical ao sul do equador e de que forma conviver com ela, e assim protegê-la. O livro chega em um momento em que o debate é urgente e necessário sobre os ataques aos povos da floresta.


Como descreve Carlos: "realizar esse trabalho foi experiência pessoal, muito mais do que como um trabalho documental, embora o seja. O livro é uma espécie de Varadouro, como os seringueiros chamam os caminhos abertos por eles dentro da floresta, pelo seu próprio caminhar".


Com largo percurso na fotografia, Carlos Carvalho trabalhou como freelancer para as principais revistas e jornais brasileiros, entre os quais O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo. A partir de 1986, ele começa a dedicar-se a projetos de fotografia documental. É coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. Atuou também como leitor convidado de portfólios de diversos festivais internacionais, entre eles o Fest/Houston – Estados Unidos; Encuentros Abiertos de Buenos Aires – Argentina; FotoFest/LensCulture/ParisPhoto – França; e PhotoVisa/Krasnodar – Rússia.


O lançamento do livro acontecerá dentro da programação do Bazar Cultural, que inclui ainda feiras de arte, artesanato, literatura, desenho e outros trabalhos autorais relacionados à economia criativa. Entre os participantes estão o coletivo de artistas do Fotoclube Porto-Alegrense e da Grafar, e também muitos artistas independentes, inclusive os que participaram das exposições da Galeria Espaço André Paulo Franck – Clube de Cultura, em 2019.


O Bazar Cultural acontece das 11h às 18h. O evento é organizado por Marlene Reinaldo, da MarDoce Produções. O Clube de Cultura fica na Rua Ramiro Barcelos 1.853.