Cacá Suñer faz expo individual na Mercearia São Roque, em São Paulo

Atualizado: 3 de Jun de 2019

A artista plástica Cacá Suñer faz exposição individual na Mercearia São Roque, em São Paulo. Com curadoria de Antonio Peticov e produção de Fábio Linhares, a mostra tem vernissage nesta segunda-feira, dia 03, às 19h.

"Com quase 60 anos de minha vida dedicados à arte, tenho, nesses últimos anos, recebido uma grande variedade de jovens artistas que, interessados em meu olhar, procuram algum tipo de orientação.


Longe de ser um incômodo, aprecio muito esses contatos, especialmente quando percebo no interlocutor o 'rebuliço criativo' que caracteriza um bom artista.


Organizada por uma cara amiga pintora, muito me agradou uma visita com direito à apresentação de uma jovem artista, que o trabalho transparecia no seu comportamento impositivo e exuberante.


Era a Cacá, nome de guerra de Carolina Almeida Suñer, que garbosamente apareceu já dona de uma obra em que sua inquietação explodia nos mais variados suportes, lugares apropriados para hospedar a eloquência de sua linguagem, totalmente descomprometida com os cânones oficiais que ditam os caminhos do 'mundo das artes'.


De início, temi que a convivência com meu estúdio e a consequente exposição a minha rica biblioteca pudessem de alguma maneira 'domar' seu espírito jovem e rebelde, o que, para nossa fortuna, não aconteceu.


Nesse curto período desde que a conheci, tenho observado o crescente interesse que sua obra tem provocado nas mais variadas audiências, precoce sintoma de uma brilhante carreira, certamente impulsionada pela sua incontrolável criatividade."


Antonio Peticov

Carolina Almeida Suñer (São Paulo, 1984), Cacá, é uma artista autodidata, que aos 9 anos já se lançava em uma precoce carreira de escritora. A relação com a pintura começou em uma oficina casual de artes na cidade de Ilhabela. Inspirada por Camille Claudel, migra de Ilhabela para São Paulo, em 2018, para realizar uma residência artística em escultura no ateliê de Israel Kislansky, quando faz sua primeira exposição no Centro Cultural Rio Verde, em Vila Madalena.

No mesmo ano, participa de uma coletiva internacional em homenagem a Ivald Granato, em Bervelly Hills, na Califórnia, ao lado de Cláudio Tozzi, Cacipore Torres, Antônio Peticov e outros.

No currículo, também constam a individual "Pura Vida"; a coletiva "Arte para todos", no Espacio Uruguay; além de uma exposição no Veneto, em Pádova (Itália), sendo contratada pela Map Gallery, na mesma cidade.

Este ano, participou de uma coletiva na In Gallery, em São Paulo. Atualmente trabalha como assistente de Antônio Peticov.

A Mercearia São Roque fica na rua Amauri 35, no Jardim Europa.


Fotos: divulgação