Bruno Miguel expõe no Pennsylvania College of Art & Design

"You can't take it with you", exposição do artista plástico Bruno Miguel, ocupará o Pennsylvania College of Art & Design. O vernissage acontece nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 17h30.

"Bruno Miguel cresceu em dois bairros diferentes do Rio de Janeiro: sua infância foi passada na zona sul, cercada por praias paradisíacas, populares entre os turistas. Já a adolescência foi passada na zona norte, subúrbio da classe trabalhadora, repleto de samba e cultura popular brasileira.

Bruno desafia esses ambientes contrastantes por meio de suas montagens e instalações de objetos, em que usa tinta spray em porcelana fina, tinta a óleo em placas de rua descartadas, papel machê com folha de ouro e Mickey Mouse com Norman Rockwell.


Muitos desses pares também fazem referência ao impacto do colonialismo nas comunidades: enquanto o papel machê é usado para produções carnavalescas, a folha de ouro é um material que faz alusão aos colonizadores europeus.


Quando vemos os pratos marcados com tinta e os copos extravagantes no chão, muitos de nós nos sentimos desconfortáveis. Talvez você se lembre de um armário da casa de algum membro da família que guardava esses itens para ocasiões especiais ou convidados, utensílios diferentes daqueles usados diariamente. Mas estes são realmente diferentes? O que ou quem lhes dá esse valor? Estes objetos pertenciam a alguém especial? São caros? Ou são um símbolo de status?


O valor que atribuímos aos materiais pode ser sentimental ou financeiro. Podemos descrever um objeto como inútil porque não tem valor monetário, mas pode ser a única coisa que um membro da família escolheu trazer consigo quando imigrou para um novo país. Objetos têm histórias para contar - que podem nos ajudar a lembrar de pessoas, aprender sobre uma comunidade ou compartilhar uma experiência tão mundana quanto uma xícara de café - e até parecem ter memórias.


"You can't take it with you" ("Você não pode levar com você" em tradução livre) é um ditado que sugere que, se não podemos levar o nosso dinheiro conosco quando morremos, é melhor gastá-lo em objetos materiais que podemos aproveitar enquanto ainda estamos vivendo. Queremos que você considere isso enquanto experimenta a obra de arte, mas também a possibilidade de que os objetos possam nos ajudar a carregar memórias conosco, e talvez você possa levar consigo.


Gabrielle Buzgo, diretor da galeria


O Pennsylvania College of Art & Design fica no nº 204 N Prince St, Lancaster, PA 17608.


Fotos: divulgação