Brasileiros expõem na Maison de l'Amérique Latine, em Paris


Obra de Rico Lins.

A coletiva "Fiesta Gráfica", com abertura para o público a partir do próximo dia 15, reunirá 26 designers gráficos latino-americanos convidados pelo designer Michel Bouvet, que assina a curadoria da exposição ao lado de Daniel Lefort. Participam da iniciativa os artistas brasileiros Bebel Abreu, Kiko Farkas e Rico Lins.

Criação de Kiko Farkas.

Para começar a temporada artística 2019, a Maison de l'Amérique Latine exibe a vitalidade do desenho gráfico dos países da América Latina, sob a orquestração de Michel Bouvet, que preserva um forte diálogo com a produção artística desta parte do mundo. A exposição irá apresentar as produções de 26 artistas, em que 11 deles atuam em oficinas coletivas, à convite de Bouvet, em função de suas fortes expressões em obras gráficas e fotografias relacionadas à América Latina.

Obra de Bebel Abreu.

"Fiesta Gráfica" reúne uma seleção significativa de cartazes e produções gráficas, apresentadas pelos argentinos Theo Contestin, Mono Grinbaum, coletivo El Fantasma de Heredia (com Anabella Salem e Gabriel Mateu) e o Colectivo Onaire (formado por Mariana Campo Lagorio, Gabriel Lopatín, Gabriel Mahia, Sebastián Puy e Natalia Volpe); e pelos brasileiros Bebel Abreu, Kiko Farkas e Rico Lins.

Arte de Benito Cabañas.

Também participam a colombiana Marta Granados; as cubanas Idania del Río e Giselle Monzón, o equatoriano Pablo Iturralde; os mexicanos Jorge Alderete, Benito Cabañas, Alejandro Magallanes e Germán Montalvo; a paraguaia Celeste Prieto; a peruana Natalia Iguiñiz Boggio; e o coletivo uruguaio Atolón de Mororoa, formado por Andrés Amodio, Zelma Borras, Diego Fernandez e Diego Prestes.

Criação da cubana Giselle Monzón.

O catálogo da mostra, de 300 páginas, é organizado por Bouvet e por Daniel Lefort, que é ex-diretor da Aliança Francesa de Buenos Aires e conselheiro cultural para a França nos países da América Central, Paraguai, Peru e Uruguai.

Peça da colombiana Marta Granados.

A monografia de Michel Bouvet Affichiste, de autoria de Daniel Lefort, publicada pela editora Alternatives, também estará disponível.

Peça de Theo Contestin.

O evento tem a parceria das embaixadas do Brasil, da Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai na França, e o apoio das embaixadas da França no Brasil, Paraguai e Peru.


A Maison de l'Amérique Latine fica no 217 Boulevard Saint-Germain, em Paris.

Peça de Idania del Río.

Fotos: divulgação