Pensar o tempo a partir do espaço é um dos interesses da artista Bianca Madruga, que ocupará a Galeria de Arte do IBEU a partir desta quarta-feira, dia 04, com sua individual “Ponto de queda”. O vernissage acontece às 18h, e a mostra fecha o calendário de 2019 da galeria de Arte Ibeu. A curadoria é assinada por Cesar Kiraly.

Trata-se de uma instalação em que a artista utiliza o próprio espaço da galeria e elementos como relógios solares, som, luz e escuridão. Há em sua produção um forte interesse pela sinceridade da matéria. Além disso, a artista se utiliza das medidas do mundo para pensar as do próprio trabalho: peso do corpo, duração das horas, distância das coisas, velocidade da luz.

“Ponto de queda” faz parte do conjunto de trabalhos diurnos da artista, que têm se desenvolvido a partir da ideia de horizonte, não apenas em sua ambivalência – no que diz respeito às noções de tempo e espaço -, mas principalmente por se tratar do modo como um povo pensa coletivamente o que está por vir. As estruturas apresentadas por Bianca carregam consigo um certo drama, a partir da ideia de queda. São estruturas feitas de pó, que devem se sustentar em uma lógica avessa a de uma construção.

“Um monte de cimento ou areia, pedra, que como um poste, aspiram a verticalidade. É preciso imaginar isso. Vai ruir, mas não dá para saber em quanto tempo. Muito por falta daquilo que aglutina”, analisa a artista.

Bianca Madruga vive e trabalha no Rio de Janeiro, é doutoranda em Artes Visuais na UERJ e formou-se em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Artista Visual e mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal Fluminense, é fundadora e cogestora do espaço A Mesa, no Morro da Conceição, desde 2015.

A exposição poderá ser visitada até 10 janeiro (recesso de 24 de dezembro a 01 de janeiro de 2020). A Galeria de Arte Ibeu fica na Rua Maria Angélica 168, no Jardim Botânico.