"Bailinho da Crespinhos" é destaque no CCBB Rio neste fim de semana

Antes de retornar às aulas ainda dá tempo de aproveitar a programação especial de férias do CCBB Educativo, no Rio, neste fim de semana. O destaque fica por conta do Múltiplo Ancestral e seu Bailinho da Crespinhos, que acontece no térreo, neste sábado, dia 27, das 10h às 12h, com músicas e passinhos da periferia para crianças e adolescentes.

Baile da Crespinhos

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e as mestras e os mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. A iniciativa alia a tradição oral, o afeto e os olhares sobre o material e o imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

O Bailinho da Crespinhos é um encontro musical voltado para as crianças e adolescentes, criado em 2015, com o objetivo de valorizar os movimentos musicais de periferia, promovendo um espaço em que as crianças possam desenvolver sua autonomia e onde sintam-se livres para explorar a movimentação de seus corpos. O Bailinho participou do Festival Latinidades em Brasília e de encontros como o Encrespa Geral, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Festival Feira Preta.

Cia Trilhos

Na próxima segunda-feira, dia 29, ainda haverá sessão de contação de histórias, a partir das 17h, no 1º andar do CCBB e Foyer do cinema, com a trupe da Cia Trilhos e os educadores do CCBB Educativo, que irão compartilhar histórias sobre a fauna e a flora do Brasil, e outras que aconteceram nas diferentes regiões do país, trazidas pelos educadores e arte educadores da Cia Trilhos.


A Cia Trilhos é uma trupe de artistas que pesquisam e movimentam a cultura popular por meio da literatura, oralidade, música, teatro, artes visuais, arte educação, brincadeiras e vivências sob viés lúdico e afetivo. Sua atuação no campo do teatro e da literatura está voltada para a palavra narrada dentro da tradição popular brasileira.


Até esta segunda-feira, dia 29, acontecerá também o Lugar de Criação, com atividades inspiradas na exposição '50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual'.


O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro.