Bê Sancho exibe seus "Afetos" em expo individual em Nova Friburgo

O artista plástico Bê Sancho inaugura sua exposição individual "Afetos", no dia 03 de agosto, às 15h, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo. Esta será a primeira exibição da nova série. A mostra tem curadoria de Angelina Accetta e poderá ser visitada até 06 de setembro.


"Afetos" coloca a criança como protagonista do afeto. Se as crianças já são vulneráveis por natureza, são as indígenas e as que habitam as periferias das cidades que têm sofrido de forma avassaladora, em um Brasil marcado por desigualdades sociais e culturais.


Na exposição, Bê Sancho convida ao questionamento sobre como as dores sentidas por esses "seres de afeto" acabam por afetar a todos nós. "Convido o visitante a rezar sua própria leitura e reflexão sobre essa questão. Por isso optei por uma pintura sem muitos elementos, como vinha fazendo antes. Aqui tudo é simples, e na figura faço minhas sugestões", explica o artista.


O artista plástico Bê Sancho.

"Nascido na cidade de Nova Friburgo, interior do Estado do Rio de Janeiro, Bê Sancho começou a pintar em 1992, ano em que se graduou em História. Seu trabalho é fortemente marcado por representações da cultura popular brasileira.


Bê Sancho é um artista entusiasta, com influência cubista. Sua obra reflete luz e movimento, produzindo vitalidade e dinamismo de uma poética própria, única, mas que possui algo da universalidade do sentimento humano.


Ao longo de sua carreira participou de diversas exposições, individuais e coletivas, deixando sua marca sensível e sua raiz afetiva. Deflagra a linguagem da arte como linguagem de vida, permitindo ao expectador interceptar a criatividade em sua obra.


Bê Sancho dirige-se aos objetos do mundo como transcendentais, à medida que se oferecem para serem compreendidos e interpretados em seus sentidos e em suas correlações. Sua experiência estética é desvelada na dimensão perceptiva do ser e do sentir."


Angelina Accetta Rojas, professora doutora em Ciência da Arte


O artista em seu ateliê na cidade de Niterói.

A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas 55, no Centro de Nova Friburgo.