A ArtRio amplia sua atuação no segmento de arte e lança este ano uma galeria virtual com a comercialização de obras. O ArtRio.com, disponível a partir desta quinta-feira, dia 27, estará ativo durante todo o ano, com ações especiais nas datas do calendário de arte, aberturas de mostras e também nas datas do varejo.

Mais do que uma feira, a ArtRio é uma plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no País, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público. O lançamento da ArtRio.com vem completar esse ciclo, estimulando o mercado e apostando em um novo canal de contato e comercialização.

“A venda online é uma realidade mundial em todos os segmentos. Nosso foco será possibilitar para os galeristas e para o público comprador um novo canal, que alia segurança, rapidez, comodidade e conveniência. As galerias vão incluir suas obras e estas estarão acessíveis a pessoas de todas as regiões do Brasil e também de outros países. Todas as informações sobre as obras serão fornecidas diretamente pelos galeristas, que farão a seleção das peças também”, explica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Ao entrar no ArtRio.com, o público poderá direcionar sua navegação com diferentes filtros, incluindo galeria, artista, obra e valor. A lista vai incluir pintura, fotografia, escultura, desenhos, instalação e videoarte. Os preços serão indicados pelas galerias e o valor da entrega será de acordo com a localidade. Será possível ainda a aquisição de gift cards.

De acordo com o relatório “The Art Market 2018 – Art Basel and UBS”, o mercado de arte online cresceu 72% nos últimos cinco anos, e em 2017 as vendas realizadas por canais digitais representaram 8% do total negociado pelo mercado. É um importante canal também para a formação de um novo público consumidor de arte: em 2017, 45% dos compradores online era de novos entrantes nesse segmento.

“A venda online é uma tendência irreversível em todos os segmentos. Diversos estudos apontam para o crescimento desse canal nos próximos anos, e para a arte vai representar um boom, aproximando galerias e artistas de novos compradores”, reforça Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos.

O ArtRio.com já está online desde do último dia 24 para colecionadores e curadores indicados pelas galerias presentes na ArtRio. A partir de amanhã, o acesso estará aberto para todo o público. Para as galerias essa é uma importante ferramenta para indicar, previamente, as novidades que serão levadas para feiras e vernissages. Também será possível no futuro ter espaços com as indicações de curadores, com obras selecionadas.

Foto: divulgação