Em sua oitava edição, ArtRio recebe público de 48 mil pessoas

Com visitação que chegou a 48 mil pessoas, em sua oitava edição a ArtRio teve a presença de 87 galerias, apresentou dois setores gerais e diversos programas com curadorias.


A organização coordenou a vinda de 140 colecionadores e curadores internacionais para visitar o evento, além de uma programação que incluiu visitas a ateliês, coleções privadas e instituições culturais e museus.

O artista Ernesto Neto.

"A ArtRio 2018 foi uma grande homenagem ao Brasil. Temos que valorizar a arte brasileira e o trabalho de nossos galeristas e artistas. Realizamos uma feira muito focada, de alta qualidade e com muita diversidade. O resultado de sucesso pode ser visto com as boas vendas que muitas galerias tiveram e também com a geração de novos contatos entre galeristas e um novo público de arte. Muito gratificante também é ver como a cidade inteira abraçou a ArtRio com um intenso calendário, com uma programação riquíssima nas galerias, museus e centros culturais", reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.


"Eu não esperava um evento tão alto astral em um momento como esse, tanto econômico, quanto político. Só esse clima já valeu tudo. Nossas vendas foram razoáveis, mas tivemos muita procura e interesse, fazendo com que o pós feira seja de muitas vendas. O mais interessante foi ter nossa clientela renovada", esclarece Maneco Muller, da galeria Mul.ti.plo Espaço Arte.

"Essa é a primeira vez da Central na ArtRio e foi muito produtivo, tanto em contatos quanto em vendas. Já estamos pensando no artista para trazer no ano que vem", afirma Fernanda Basile Resstom, da Central Galeria.


"Em mais uma participação na ArtRio, tivemos a alegria de apresentar uma exposição que refletiu o trabalho e a poética de nossos artistas. Além de sermos visitados por nossos clientes, travamos novos e importantes contatos", indicam Jaime Portas Vilaseca e Gus Moura de Almeida, da Portas Vilaseca Galeria.

"Para nós, foi ótima a participação na ArtRio. Como somos uma galeria nova, geramos relacionamento e oportunidades incríveis entre galeria, público, curadores e colecionadores; conquistando mais visibilidade e prestígio", conta Janaina Torres, da Janaina Torres Galeria.


A ArtRio é apresentada pelo Bradesco, pelo sétimo ano consecutivo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O evento tem patrocínio de Stella Artois e CRAB/Sebrae, apoio do site hoteis.com e da Firjan, e apoio institucional da Valid, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio, Bacardi, Bombay Sapphire, Shopping Leblon, High End e Breton. A rede Windsor será a rede de hotel oficial do evento.

Os artistas Paul Setúbal, Aline Xavier e Ana Hupe com Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Durante a ArtRio foram apresentados os vencedores da sexta edição do Prêmio Foco Bradesco ArtRio, destinado a artistas jovens com até 15 anos de carreira. Os selecionados em 2018 foram Paul Setúbal, Ana Hupe e Aline Xavier. Todos receberão residências artísticas e esse ano participaram com suas obras da ArtRio.


Fotos: divulgação


Fale conosco