Art Rio 2019 tem inscrições abertas para galerias até o próximo dia 28

As galerias tem até o próximo dia 28 para se inscreverem na edição 2019 da ArtRio 2019. A nona edição da feira de arte acontecerá de 18 a 22 de setembro, na Marina da Glória. As inscrições serão avaliadas pelo comitê de seleção, que analisa diversos pontos, como proposta expositiva para o evento, relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não -, número de exposições realizadas por ano e participação em outros eventos.

O comitê 2019 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D'Aloia & Gabriel/ SP e RJ); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke / RJ, SP e FOR). Nesta fase, serão aceitas inscrições para os programas Panorama e Solo. Os programas com curadoria terão sua seleção realizada ao longo do ano.


O programa Panorama é destinado às galerias já estabelecidas no mercado de arte, tanto em esfera nacional quanto internacional. Já o programa Vista é direcionado às galerias com até dez anos de existência, que apresentam projetos com foco curatorial mais experimental. A seleção de galerias e obras para os programas curados da ArtRio será definida pelos respectivos curadores nos próximos meses.


O programa Solo se destina a projetos expositivos com foco em importantes coleções de arte. A iniciativa terá projetos que apresentem uma visão mais aprofundada sobre a obra de um único artista por estande. Devido ao seu sucesso no ano passado, em 2019, o programa permanecerá curado por colecionadores brasileiros.


Pelo segundo ano consecutivo, o programa Brasil Contemporâneo, curado por Bernardo Mosqueira, reunirá projetos individuais de artistas e galerias baseados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Já o Mira convidará o público a explorar narrativas visuais de artistas consagrados e novos nomes que usam a videoarte como plataforma.


O Palavra propõe a palavra como peça fundamental na arte, promovendo conversas, leituras e performances de poetas e artistas que trabalham com a temática.


Em 2018, a ArtRio lançou a ArtRio.com, plataforma para a comercialização de obras, com a presença das galerias que participam da feira de arte. A plataforma está ativa durante todo o ano, com ações especiais nas datas do calendário de arte, aberturas de mostras e também nas datas do varejo.


Foto: divulgação