Aliança Francesa Botafogo exibe a ópera de bolso "Boum Mon Boeuf"

A Aliança Francesa Botafogo apresenta nesta sábado, dia 24, às 11h, a ópera de bolso "Boum Mon Boeuf", com a cantora e musicista Claire Luzi (voz, bandolim e acordeão) e o músico carioca Cristiano Nascimento (violão de 7 cordas e trombone), para cantar, tocar e contar com lirismo a origem da expressão francesa "faire un boeuf !", em português "fazer um boi!", que nada mais é quando os músicos franceses se encontram informalmente para fazer um som.

Claire Luzi e Cristiano Nascimento

A história da dupla começou em 2005, quando Claire Luzi veio para o Brasil estudar o bandolim brasileiro e conheceu Cristiano na roda de choro em que ele tocava, no Largo do Machado, no Rio. Desde então, não se separaram mais. Em 2007, criaram a companhia "La Roda", que divulga o choro na Europa. A partir daí começaram a organizar rodas de choro nas cidades francesas de Aix-en-Provenve e Marselha.

La Roda nasce desses encontros frutíferos e trocas de inspiração franco-brasileira, entrando no frenético círculo de dança que leva as composições híbridas e originais. Dez anos de ação e o dobro de paixão. O gosto da tradição ancorado em um universo resolutamente contemporâneo. A expressão das culturas impressas com a transmissão oral sul-americana, encontrando lugar e ecos no coração do território provençal.

"Boum Mon Boeuf" oferece uma mistura própria e que vai do repertório popular da Córsega ao merengue da Venezuela. Com apresentações para crianças a partir de 5 anos, mas que também encantam o público adulto, o espetáculo é um verdadeiro convite para viajar por meio da descoberta de músicas tradicionais entre a França e o Brasil.


Depois de ter produzido a turnê Duo Luzi Nascimento 2014 e em 2016 a de Zé Boiadé, La Roda co-produziu com a delegação das Alianças Francesas do Brasil o passeio de Boum Mon Boeuf. As etapas planejadas para a turnê de 2019 de vão passar por seis Alianças Francesas: Rio de Janeiro, Campinas, Araraquara, São José dos Campos, Brasília, Goiânia e Porto Alegre.


A Aliança Francesa Botafogo fica na Rua Muniz Barreto 730. A entrada é franca e as senhas serão distribuídas no local 1 hora antes da apresentação.