A construção do pensamento do artista é tema de curso em A Casa

O "Desenvolvimento do Pensamento em Artes Visuais" é tema de encontros com Franz Manata, nesta quarta-feira, dia 04, na A Casa - Fotografia e Arte Contemporânea, na Glória. O curso de desenvolve ao longe de oito quartas-feiras, sempre das 18h30 às 21h.


Construir o pensamento acerca do próprio trabalho é uma das tarefas mais árduas e imprescindíveis da produção artística, afinal, dar sentido, estabelecer relações e institucionalizar a obra depende, fundamentalmente, da compreensão sobre dos meios utilizados e das formas produzidas.


A partir da análise das propostas e trabalhos trazidos pelos participantes, o programa contribui para o aceleramento dos processos de compreensão acerca do trabalho de cada artista.

Serão abordados temas referentes às diversas etapas da produção artística: da conceituação e elaboração, passando pela execução, até sua inserção no circuito. Os encontros serão permeados por debates sobre questões históricas e relações com obras e artistas brasileiros e internacionais.


Trata-se de um curso prático e teórico de desenvolvimento de pensamento, que contribui para o aprimoramento de artistas, seus trabalhos e o sistema.


A metodologia consiste em conversas entre os participantes, seminários, apresentação de trabalhos e exemplos. Os assuntos serão abordados na forma de acompanhamento pessoal, compartilhado em grupo.


Franz Manata é artista, curador e professor. Mestre em Linguagens Visuais, com formação em Economia e Sociologia. Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio. Como artista integra o duo Manata Laudares, representado pela Sé Galeria, em São Paulo.


Outras informações podem ser acessadas pelo site. A Casa - Fotografia e Arte Contemporânea fica na Rua do Russel 300 / 302, na Glória.