"A Caminho da Babel" inaugura a Cúpula do Caminho Niemeyer

A exposição coletiva "A Caminho da Babel - Panorama das Artes Visuais em Niterói" celebra o segundo aniversário da Babel.08 Artes e inaugura a Cúpula do Caminho Niemeyer como o mais novo espaço expositivo da cidade de Niterói. A exposição tem curadoria de Gilberto de Abreu.

Patricia Freire

Durante todo o mês de novembro - a partir do dia 2, data da abertura, às 16h - a Cúpula vai abrigar mais de 40 artistas e cem obras de arte, oferecendo ao público niteroiense um recorte da produção visual de artistas nascidos ou residentes na cidade, bem como de convidados de outros estados.


"Cada visita à Cúpula é uma nova chegada à Lua. Quando comecei a pensar no que seria a exposição coletiva em comemoração aos dois anos da Babel.08 Artes, eu jamais pude imaginar que:


1 - ela sairia do papel; 2 - ela reuniria 40 artistas nascidos ou residentes na cidade, e um conjunto de mais de cem obras, em diferentes suportes e linguagens; 3 - ela aconteceria na Cúpula do Caminho Niemeyer; 4 - ela seria a exposição inaugural do prédio projetado por Oscar Niemeyer.


É uma viagem à Lua termos conseguido agregar tanta gente incrível - em tão pouco tempo - em um projeto independente, colaborativo, solidário e, sobretudo, gregário, com tudo pra dar em nada. Hoje é uma honra ter podido realizar, em tão pouco tempo - de Babel, de produção, de tudo - algo tão relevante para cada um de nós e a cultura da cidade.

Série de Caio Pacela



No próximo dia 2 entregaremos ao presidente do Caminho Niemeyer, Gabriel Oliveira Rodrigues, na presença do Secretário de Cultura da cidade, Victor De Wolf, sempre atento e sensível ao que fazemos, e à população de Niterói, nossos amigos e parceiros, a primeira agenda cultural da Cúpula desde a sua fundação, em 2012.


O vernissage de "A Caminho da Babel - Panorama das Artes Visuais em Niterói" é aberto a todxs, e acontece em meio a performances, live paintings, leituras dramatizadas, pocket shows e DJ/VJs sets. Bem babel...

Patricia Freire

Em respeito ao projeto original de Niemeyer - de tornar o prédio propício ao ensino da arte, e do desenho em especial -, agregamos à coletiva o projeto "Sabadão da Criação", ancorado por oficinas de desenho, fotografia, monotipia, xilogravura, lambe-lambe, gambiarra.


A ativação da Cúpula contará com mostras de documentários e videoclipes, rodas de conversa, leituras de portfólio, performances de arte-sonora e intervenções, resultado das residências arte-educativas que abriremos para quatro turmas dos cursos de Produção e Cultural e Artes Visuais da Universidade Federal Fluminense.


É isso! Dia 2 nos vemos na Cúpula!"


Gilberto de Abreu

Ale Maiaepádua

Programação de sábado, dia 2:


16:00 - 18:00

Pintura ao vivo com Marlon Amaro

16:00 - 19:00

DJ Silvio Sasa

17:00 - 17:30

Zé Sem Nome showcase acústico

19:00 - 19:30

João Ninguém showcase É-Pré

19:30 - 22:30

DJ Fortuny

19:30 - 22:30

Projeção Racional Criativo Cúpula

Patricia Freire

A Babel 08 Artes fica na Rua Doutor Carlos Halfeld 230, em Icaraí.