"50 anos de realismo": últimos dias de visitação no CCBB São Paulo

O CCBB São Paulo apresenta a exposição "50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual" até a próxima segunda-feira, dia 14, com acervo inédito de cerca de 90 obras do fotorrealismo à realidade virtual. A mostra traz pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas de 30 artistas contemporâneos, como John De Andrea, Ben Johnson, Craig Wylie, Javier Banegas, Ralph Goings, Raphaella Spence, Simon Hennessey e os brasileiros Fábio Magalhães, Giovanni Caramello, Hildebrando de Castro e Regina Silveira.

"Blue Diner with figures", de Ralph Goings.

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra apresenta um acervo inédito e abrangente da realidade e sua representação em diversos segmentos da arte contemporânea nas últimas cinco décadas.

"Crystal Palace Reconstruction", de Ben Johnson.

"A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade nunca foi tratado a partir do fotorrealismo, sendo este aprimorado pelo hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura por meio da realidade virtual”, diz a curadora. Para Arruda, imagem e realidade, assim como a verdade e realidade, parecem ser, à primeira vista, idênticas. "Justamente por essa aproximação, surge um certo estranhamento e desconforto no momento em que nos perguntamos o que é a realidade e qual sua importância na representação artística", acrescenta.

"Close up and Personal", de Simon Hennessey.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na Rua Álvares Penteado 112, no Centro.


Fale conosco