"4ª Feira Artesania Pilões" reúne cultura e gastronomia em Três Rios

A Artesania Pilões promove, no dia 14 de abril, a quarta edição da "Feira Artesania Pilões", em Três Rios, das 10h às 18h, no Espaço Mangueira. O evento de cultura e gastronomia apresenta um artesanato diferenciado com reuso de materiais, além de recreação infantil, brechó para adultos e crianças, dança e música.

A Artesania Pilões desenvolve artesanato a partir do reuso de lycra e tecidos descartados por confecções locais, crochê de saco plástico de mercado, móveis com trama de tiras de lycra de biquínis, embalagens de pet, filtro dos sonhos com CD, cortinas de pompom, porta talheres, porta-celular e porta-óculos, banquinhos de baldes de maionese.

Essa é uma iniciativa de empoderamento de mulheres do bairro Pilões, e integra o Projeto Plástico Vivo, um projeto socioambiental que visa a produção por meio da coleta seletiva de plástico e busca transformações sociais. Para isso, muitas atividades lúdicas, com enfoque em ecologia, cultura, esporte e crescimento pessoal são desenvolvidas dentro do projeto.

"Assim caminha esse sonho, que está se transformando em realidade com a proposta de levar crescimento a todos os envolvidos e promover ações criativas e educativas a partir da sustentabilidade e reutilização de materiais", explica Jaqueline Teles Ank, idealizadora do projeto.

A feira ainda apoia outros projetos. A renda do brechó infantil, por exemplo, será revertida para o Projeto Gira Sol, da Professora Luciana Guedes, em Alberto Torres, em Areal. A iniciativa oferece aulas gratuitas de ballet, hip hop, sapateado e jazz para crianças da região.

A Feira Artesania Pilões terá produtos como móveis e objetos feitos com paletes; bijuterias de reuso de CDs, cápsulas de café, filmes de raio x; gamelas e colares feitos com reuso de papel; cerâmica; entre outros.

Meio às opções gastronômicas há produtos veganos, como mango chutney; produtos desidratados; doces; banca de orgânicos com legumes, verduras e queijos; chá de folhas de bambu puro ou com gengibre; cerveja da região; e até amoras gigantes.


O Espaço Mangueira fica na Estrada dos Pilões 1.561, bairro Pilões.


Fotos: divulgação