Até o próximo domingo (15), a Portas Vilaseca Galeria participa de mais uma edição da 1-54 Contemporary African Art Fair, em Londres. Este ano, o artista Gustavo Nazareno apresenta o projeto solo “Pequenos Contos de Fé”, que reúne sua produção mais recente em pintura a óleo.

Inspirado nas tradições afro-brasileiras do Candomblé e da Umbanda, o novo corpo de trabalhos do artista mineiro busca promover uma reflexão sobre estas religiões e o papel que exercem na sociedade contemporânea, destacando nuances culturais e espirituais que, por muito tempo, permaneceram obscuras e negligenciadas.

As 14 telas que compõem esta nova série de Gustavo representam, essencialmente, pequenos fragmentos de histórias e fábulas registradas no seu caderno de anotações. Cada obra funciona como uma janela para uma narrativa mais abrangente, convidando os observadores a analisarem e interpretarem os elementos religiosos e culturais presentes nessas histórias, guiadas por cores, movimentos, temperatura, luz e sombra, bem como pelas vestimentas das personagens.

A 1-54 Contemporary African Art Fair reúne na Somerset House, na região central de Londres, 62 expositores internacionais, sendo um terço destes oriundos do continente africano. Estarão em exibição obras de mais de 170 artistas que trabalham com uma variedade de mídias entre pinturas, esculturas, técnica mista e instalação.

Um catálogo completo inclui imagens e informações sobre todas as obras em exposição no stand (S9) da galeria na feira, texto de apresentação e minibio do artista.