“A Intimidade de Rembrandt” – Inaugurada no Museu Jacquemart-André a exposição mais esperada da temporada.

1-the-state-hermitage-museum-vladimir-terebenin
Rembrandt, Flore © The State Hermitage Museum /Vladimir Terebenin

Mestre incontestável da arte holandesa do século XVII, Rembrandt dominou a arte de seu tempo. Dono de um poder criativo admirável, o artista questiona em suas obras o destino da humanidade, sempre tentando representar seu círculo mais intimo, como sua mulher Saskia, sua última companheira Hendrickje Stoffels ou seu filho Titus, que foram tema de numerosos estudos realizados pelo artista que também vai, ao longo de sua vida, se retratar, levando a arte dos autorretratos a um novo patamar.

461px-self-portrait_in_oriental_attire_with_poodle_by_rembrandt_van_rijn
Autorretrato em traje oriental com poodle, by Rembrandt van Rijn

Tudo começou com as três obras primas do acervo do maravilhoso Museu Jacquemart-André, que por si só já justificariam uma exposição.
Édouard André e Nélie Jacquemart compraram três trabalhos importantes de Rembrandt : Os Peregrinos de Emmaüs (1629), O Retrato da Princesa Amélie de Solms (1632), e o Retrato do Doutor Arnold Tholinx (1656). Cada uma dessas três telas ilustra uma época diferente e fundamental do processo criativo do artista: Seus primeiros passos em Leyde, os primeiros anos de grande sucesso em Amsterdam de e seus anos de maturidade artística.

4-281
Rembrandt, Retrato do Dr. Arnold Tholinx, 1656 © Paris, musée Jacquemart-André – Institut de France / Culturespaces

5-rembrandt
Rembrandt, A Refeição dos peregrinos de Emmaüs, 1629 © Paris, musée Jacquemart-André – Institut de France / Studio Sébert Photographes

A idéia surgiu para confrontar esses trabalhos com outros quadros da mesma época, feitos pelo artista. Pinturas, gravuras e desenhos, mostrados para possamos entender melhor o tamanho da genialidade de Rembrandt.

6-remb2
Rembrandt, Parábola do Homem Rico, 1627 © bpk / Gemäldegalerie, SMB/ Jörg P. Anders

Evocando momentos chave de sua carreira, e exposição mostra a evolução de seu estilo único , desvenda a intimidade do artista e de seu processo criativo.

E ainda permite que o visitante sinta-se muito próximo, participando de sua emoção ao criar suas magníficas obras, e também que conheça melhor sua biografia, já que a vida pessoal de Rembrandt é um fio condutor, inseparável, de sua obra.

8
Velho homem em traje oriental – The Metropolitan Museum of Art, Dist. RMN-Grand Palais – image of the MMA

A mostra, que vai ficar em cartaz até o fim de janeiro de 2017, reúne 20 telas e 30 trabalhos em papel, graças a uma série excepcional de empréstimos do Metropolitan Museum de nova York, do Museu do Ermitage de Saõ Petersbourg, da National Gallery de Londres, do Rijksmuseum de Amsterdam, do Louvre e ainda do Kunsthistorisches Museu de Viena.

louvre_autoportrait_tete_nue_03-012768
Autorretrato com corrente de ouro – RMN-Grand Palais (musée du Louvre) / Hervé Lewandowski

A seleção de gravuras e desenhos forma um rico diálogo com as pinturas e permite aos visitantes descobrir todas as facetas do imenso talento de Rembrandt.

7-cours_deau_aux_rives_boiseees_122938_0
Rembrandt, Riacho com Margens Arborizadas, 1652-56 © RMN-Grand Palais (musée du Louvre)/ Thierry Le Mage

O Museu Jacquemart-André nos oferece um reencontro precioso com um Rembrandt intimo, em vários níveis. Intimo na sua maneira de desenhar, e de fazer gravuras, e em formatos mais modestos, como em esboços e estudos para futuros trabalhos, que nos apresentam com delicadeza a personalidade de um artista que vamos descobrindo atrás de cada pincelada, de cada risco, mais impulsivo e pessoal que na perfeição de suas obras mais famosas.

tours_fuite_en_egypte_web
A Fuga para oEgito – museu des Beaux-Arts de Tours

9
Titus lendo – KHM-Museumsverband

stockholm_jeune_fille_a_la_fenetre_web
Moça na sua Janela – Åsa Lundén/Nationalmuseum

De Botticelli a Basquiat: A História da Arte em Emojis

emoji1

Muitas pessoas, certamente, irão achar o emoji que representa o autoretrato de Van Gogh com a orelha cortada, um sacrilégio, ou de mau gosto, mas era inevitável que os emojis ou emoticons alcançassem o mundo das artes plásticas.

emoji3

Continuando o caminho aberto pelo emoji de “O Grito” de Munch, que transforma o desespero da tela numa figura bonitinha, a Galeria de Arte Cantor criou uma série de emojis baseadas nos mais importantes artistas e seus trabalhos famosos.

amoji2

Salvador Dali, Frida Kahlo, Jean-Michel Basquiat, Yayoi Kusama, Pablo Picasso, e Andy Warhol são representados por
pequenos retratos em pictogramas.

emoji6

emoji13

emoji16

Outros artistas ganharam homenagens mais abstratas: Damien Hirst é representando pelo desenho de um caveira com glitter, Keith Haring é um coração dançante com pernas, Georgia O’Keefe é um cranio de vaca enfeitado com uma rosa.

emoji4

emoji5

emoji7

emoji8

emoji9

emoji10

emoji11

emoji12

A Galeria pediu permissão para usar os trabalhos, mas infelizmente para milhares de amantes das artes eles ainda não estão disponíveis para uso.
E ainda há coisas que só podem ser ditas com palavras, que continuam insubstituíveis.

emoji15

Um Mergulho no Impressionismo é a Exposição do Jardim Botânico de Nova York

NYBG2B

Ao entrar na exposição em cartaz até setembro no Jardim Botanico de Novs York, a impressão que se tem é a de estar rodeado pelas belas paisagens pintadas pelos maiores pintores impressionistas americanos, que ousaram pintar ao ar livre como seus colegas europeus.

NYBG3

A equipe liderada pela paisagista cultural Francisca Coelho plantou dezenas de milhares de flores com diferentes cores e texturas, algumas comuns, outras nem tanto.

NYBG_Impressionism_Edmund_William_Greacen_In_Miss_Florences_Garden-1
Edmund William Greacen, Miss Florence’s Garden (1913).

A mostra desse ano baseou-se em lugares do Nordeste americano, onde muitos artistas pintavam na virada do século e recria um chalé típico da Nova Inglaterra daquele tempo, com uma deliciosa varanda na entrada, de onde os visitantes podem parar e sentar para admirar os lindos e coloridos jardins.

NYBG4

NYBG5

nybg6
Frederick Childe Hassam, Celia Thaxter’s Garden, Appledore, Isles of Shoals ( 1890).

NYBG1

Artistas brasileiros iniciam residência na Provence

Domaine de Saint-Véran é o nome da nova residência de artistas brasileiros em Vaison- la- Romaine, na Provence, França. Totalmente restaurada para abrigar um novo espaço para arte contemporânea, “La Galerie” abre sua portas neste verão com o primeiro grupo de artistas convidados: Bruno Schmidt, Roberto Barciela, Heloisa Maia e Rosane Franco, com supervisão de Fréderíc Vinzia.

Bruno Schmidt_ Oiseau Bleu 2016_ 135 x 100 cm

Autodidata e reconhecido como uma revelação no cenário artístico brasileiro, Bruno tem no caos da cidade do Rio de Janeiro uma de suas maiores inspirações, desenvolvendo uma linguagem associada às intervenções gráficas sobre o espaço público, intercalando técnicas mistas sobre o papel.

Roberto Barciela_série Reguas

Roberto Barciela é um colorista que compõe com materiais e suportes diversos: papel, acrílico, aço em objetos que levam a idéia de pintura para o espaço; a plasticidade encontrada no inusitado industrial; o reconhecimento do belo e o poder transformador do olhar próprio a este processo.

“Jardim Infinito, O Universo de Bosch ” uma moderna exposição no Museu do Prado em Madri

jardin_infinito._universo_bosco

O Museu do Prado, em Madri, está apresentando a exposição “Jardim Infinito, O Universo de Bosch”

bosch

Uma moderna instalação de , com 18 canais de vídeo e áudio e com a duração de 75 minutos, foi especialmente criada para o salão C do Museu.

A multi-projeção tem 16 trilhas sonoras e seus criadores reinterpretaram e reconstruíram imagens Do Jardim das Delícias, de maneira a oferecer aos espectadores um trabalho inteiramente novo

bosch (1)

bosch2

Esta nova instalação criada por Álvaro Perdices e Andrés Sanz inclui uma trilha original composta especialmente por Santiago Rapallo e Javier Adán.

Infinite Garden foi concebida para criar uma imersão total na atmosfera do pintor, o que permite aos espectadores penetrar no famoso tríptico de Bosch, podendo passear entre o Paraíso, o Jardim das Delícias e o Inferno na companhia de diversos personagens, criaturas e corpos criados pelo autor.

Assista ao vídeo para sentir um pouco dessa atmosfera mágica.